Começou nesta quinta-feira (2), em Foz do Iguaçu (PR), o XXV Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM), considerado o maior encontro já realizado na história da magistratura brasileira. O evento, que segue até sábado (4), reúne mais de 2 mil participantes em uma programação científica e acadêmica com mais de 15 palestras, além de atividades sociais e culturais.
Com o tema “Magistratura em Transformação: Inovação, Sustentabilidade e Justiça”, o congresso é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).
A Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) participa do evento através de seu Presidente, juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque, reforçando o protagonismo e a integração do Judiciário estadual em um evento de tamanha relevância nacional.


Para o presidente da Amazon, juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque, participar do congresso é uma oportunidade única para compartilhar experiências e discutir os caminhos da Justiça brasileira.
“O Amazonas está presente, contribuindo para esse debate que fortalece não apenas a magistratura, mas também a democracia e os direitos fundamentais da nossa sociedade”, enfatizou.
Além do presidente, a diretoria da Amazon também marca presença através da secretária e diretora cultural, juíza Lúcia Maria Corrêa Viana, do conselheiro consultivo, juiz Eliezer Fernandes Júnior e da desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha.
Na abertura, o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou a importância do associativismo e celebrou a união da categoria. “Estamos vivendo um momento de felicidade e de fortalecimento. Este é o maior congresso da nossa história, que reflete a união de magistrados de todo o Brasil. O associativismo amadureceu e hoje temos a magistratura mais produtiva do mundo, preparada para enfrentar todos os desafios que a Constituição nos reservou”, destacou.
O anfitrião do evento, Marcel Ferreira dos Santos, presidente da Amapar, fez uma analogia entre a força da natureza e a união da magistratura. “Assim como os rios se unem para formar as cataratas, a magistratura está unida para fortalecer a Justiça, defender a democracia e garantir os direitos fundamentais”.
Além da presença dos presidentes das 39 associações filiadas à AMB, o evento reúne representantes de entidades de diferentes países da América Latina e da Europa, consolidando o XXV CBM como um marco histórico para a magistratura mundial.

Deixe um comentário